Irineu Franco Perpetuo

currículo

Odoo • Image and Text

Formado na Faculdade Cásper Líbero, Irineu Franco Perpetuo é jornalista, crítico de música e tradutor. É colaborador do jornal Folha de S. Paulo e da revista Concerto e correspondente da revista Ópera Actual (Barcelona). Ministra cursos e palestras em várias instituições culturais, como Casa do Saber, Sociedade de Cultura Artística e Theatro Municipal de São Paulo. Foi jurado do "Concurso Internacional de Canto Bidu Sayão" e é do programa "Prelúdio" da TV Cultura, dirigido pelo maestro Júlio Medaglia.

É autor de Populares e Eruditos (com Alexandre Pavan, São Paulo, Invenção, 2001); Cyro Pereira, Maestro (São Paulo, DBA Editora, 2005); História da Música Clássica (São Paulo, Livro Falante, 2009); O futuro da música depois da morte do CD (com Sérgio Amadeu da Silveira, Momento Editorial, 2009); Alma Brasileira: a trajetória de Villa Lobos (Livro Falante, 2010).

Entre suas traduções do russo, destacam-se: Pequenas tragédias, de Aleksándr Púchkin (Ed. Globo, 2006); Boris Godunov, de Aleksándr Púchkin (Ed. Globo, 2007); Memórias de um caçador, de Ivan Turguêniev (Ed. 34, 2013); Vida e destino (Ed. Alfaguara, 2014), de Vassíli Grossman; A estrada (Ed. Alfaguara, 2015), de Vassíli Grossman. Pela tradução de Vida e destino foi contemplado com o Jabuti (segunda colocação).

.